Linux: uma primeira visão

sex, 19 dezembro, 2008 at 6:34 pm Deixe um comentário

Bom, estou fazendo uma besteira(?): peguei um dos pcs que tinha aqui sobrando (sim, tenho mais de um pc em casa e sobrando), e resolvi instalar o Linux. Qual distribuicao? Bom, foi dificil escolher, mas peguei a mais básica: Zenwalk. Ninguem deve ter ouvido falar, porém estou gostando.

Algumas curiosidades descobertas até entao:

  • Pode-se fazer uma lista de wallpapers e em cada log ele muda de wallpaper.
  • Internet: Iceweasel/Firefox não muito agradavel. Idem para o Icedove/Thunderbird. Porém, as instalações do Firefox 3 e do novo Thunderbird são muito tranqüilas. Já vem com um configurador de internet (como se fosse a central de rede do windows, mas com os comandos principais mais fáceis de se achar).
  • Resolução: detecta automaticamente monitores wide, ao contrário de algumas outras distribuições das quais eu ouvi falar que dava alguns problemas – facilmente resolvidos pela instalação deste patch.

 

Até agora tem se mostrado um sistema mais estável de fato do que o Windows, porém é um tanto dificil pra outras coisas, como, por exemplo, instalar um programa – agora instalar de fato. Talvez seja até mais logico, mas, devido ao costume com instaladores para Windows, precisei estudar como fazer isso Linux. Pen-drives e tudo mais são automaticamente reconhecidos.

É uma distribuição leve. A interface gráfica por conta do xfce, mais leve que o KDE, mas tão bom quanto. Os recursos são mais básicos do que os de outras distribuições, porém facilmente substituídos – alguns disponíveis no próprio servidor do Zenwalk – sendo um sistema muito leve.

Em vez de vir com um Office Suite como o OpenOffice, vem com o Abiword e um aplicativo para Excel, ou seja, deixa a desejar um pouco com os ítens de série. Porém, para quem quer apenas um computador para se divertir um pouco, vale a pena. Fácil de usar, usa a mesma lógica do Slackware, e fica ainda mais fácil quando se desvincilia do padrão Microsoft.

Para um próximo post pretendo testar ainda o Kubunto, mas isso não vai ser amanhã. [=

 

Entry filed under: Linux. Tags: , .

Microsoft desenvolve aplicativo para iPhone

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Techmoon in English

Categorias

Principais mensagens

Enquete

Nosso banner

Contato

Envie sua opinião sobre o blog ou mande uma dica de post. Você pode também escrever seu próprio artigo, mandar seu deskmod, ou fotografar seu setup e enviar para brunosfgoncalves@gmail.com Seu material pode ser publicado aqui no Techmoon! Mais informações em Contato

Direitos Autorais

A reprodução é permitida desde que haja presença da fonte.

%d blogueiros gostam disto: